domingo, 3 de julho de 2011

Ouvidos, dar ou não dar?



   A arte que tanto admiro infelizmente é tão ignorada. Ela que tanto tento fazer com destreza, acreditando falhar algumas vezes e suceder em outras, hoje já não é vista com tanto prestígio. Ela, tão insignificante no seu existir, faz quem a pratique também insignificante.
   Todos dizem que fulano tem o dom de falar e beltrano tem o dom da escrita... E ouvir? Já parou pra pensar nisso? Você se considera um bom ouvinte? Melhor, você é um bom ouvinte? Se considerar um bom ouvinte é muito fácil, mas, na prática, a coisa não é tão fácil assim. Ser receptivo às palavras se tornou uma tarefa tão árdua para as pessoas que posso perceber pessoas cada vez mais caladas. (That’s me, baby).
   Pessoas se intrometendo na sua fala, ah, isso eu já presenciei e fui vítima muitas vezes. Soa tão “tá, não quero te ouvir” ou apenas falta de educação mesmo, sabe. Pior ainda é o ouvinte que insiste em tornar tudo para si mesmo, com um “eu, por exemplo, faço isso...” “eu, por exemplo, nunca faria isso...” entrando numa questão que eu definitivamente não quero saber. Não é que não me interesse pelo que se passa na vida alheia, mas quando falo, acredito ser o foco. Custa parar um pouco pra ouvir? Você não precisa ser um psicólogo/psicóloga no momento da conversa (ok, Carmem, você pode :]) fazendo análises do ocorrido ou coisas do tipo. Na maioria das vezes, nós só precisamos falar e de alguém pra ouvir, ou seja, de um artigo de luxo.
    Eu ainda cometo falhas nisso, mas tento me corrigir sempre. Tento fazer comentários breves sobre o assunto em questão, olhar para a pessoa e não colocar um ‘eu’ a todo o momento. Mas achar alguém assim é realmente difícil. É ai quando começo a falar sozinho, e se caso eu não estiver me ouvindo eu grito: EU TÔ FALANDO, PORRA

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Parece com o que conversávamos dia desses no curso...Pior é que muitos não percebem que perderam a prática de ouvir (se é que um dia a tiveram).
    http://lerdetudo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Dannni!!! Que bom ver você por aqui.
    Infelizmente temos cada vez mais 'Christines' no mundo. Pena que isso não é tão divertido na vida real.

    ResponderExcluir
  4. Dificilmente encontra-se um adorador do Silêncio, alguém que pratique uma reflexão; Que possua um momento introspectivo! Que consiga, mesmo que por minutos, absorver as palvras ditas sem a preocupação de concordar ou não... Preocupando-se somente em ser atencioso àquele que tanto lhe dar atenção! Que tanto sabe lhe ouvir... Companherismo! Nada de Egocentrismo!

    Parabéns pelo Blog e pelo texto professor!

    ResponderExcluir